A postagem de hoje aqui no blog será um pouco diferenciada. Hoje iremos utilizar todos os nossos aprendizados para desenvolver um projeto bastante interessante. O projeto basicamente será uma garra responsável por levantar duas peças e levá-las até um local onde alguém possa retirá-las de lá. Este projeto não é focado em nenhum tipo de processo específico. Sendo assim, os processos que vem antes e depois da atuação da garra não são importantes (neste caso).
Para facilitar o entendimento deste projeto e deixar todo o processo mais visual, fiz uma animação simples de como todo o sistema deverá funcionar:
Para detectar as posições das peças serão utilizados sensores, enquanto para as posições da garra, serão utilizados sensores de fim de curso. A garra será movida por dois atuadores hidráulicos.
Posição dos sensores e fins de curso
Posições dos atuadores, assim como sua direção de atuação
Também faz parte do circuito um contador, responsável por permitir a movimentação da garra apenas após duas peças terem passado por ele.
Circulado na imagem está o local onde se encontra o circuito do contador
O circuito, como sempre, foi desenvolvido utilizando a ferramenta Proteus (é possível ampliar a imagem clicando nela):
Circuito responsável por efetuar os movimentos da garra
Para facilitar a compreensão, abaixo se encontra uma imagem com a utilidade de cada saída e cada entrada (é possível ampliar a imagem clicando nela):
Abaixo, encontram-se dois vídeos. No primeiro temos uma explicação de como funciona cada componente e como todo este circuito é capaz de fazer o projeto final funcionar. No segundo, temos uma animação da garra em conjunto com o funcionamento do circuito:
Explicação do funcionamento do circuito
Funcionamento do circuito em conjunto com a animação da garra
Como pudemos ver, o circuito ficou um pouco grande, mas ainda bastante simples. É importante comentar que este circuito foi desenvolvido apenas para mostrar como flip flops e portas lógicas podem funcionar bem em conjunto e, da forma apresentada aqui, não possui aplicações reais, principalmente por conta da falta de sistemas de segurança. Ainda existem várias melhorias que poderiam ser adicionadas, como por exemplo um sistema de alarme que seria ativado caso alguma peça se soltasse da garra no meio do caminho, caso o contador contasse mais de duas peças passando pela esteira ou caso o contador conte duas peças passando, mas após passado algum tempo os fins de curso nas garras não detectem que as peças chegaram, indicando que algo aconteceu no caminho da esteira. Isso para citar apenas alguns exemplo de melhoria que poderiam ser adicionadas a este sistema.
Enfim, espero que tenham gostado desta postagem (essa deu bem mais trabalho do que as outras, hehe) e do projeto. Espero que este blog tenha feito com que alguns de vocês, leitores, tenham se interessado pela eletrônica digital. Nos dias atuais, a eletrônica está presente em praticamente tudo, desde máquinas industriais até computadores pessoais e geladeiras. Acredito que a elétrica no geral serve para nos mostrar que a humanidade é incrível e que podemos ir longe quando trabalhamos em conjunto e com foco em nossos objetivos.
Espero que todos estes posts tenham sido interessantes. Até uma próxima, pessoal!